Viajar para o Leste Europeu pode surpreender até o mais experiente dos viajantes. A região guarda inúmeras belezas. São paisagens maravilhosas, uma cultura incrível, sem citar a vasta bagagem histórica de cada local.
O Leste Europeu foi marcado por conflitos de impacto mundial, logo é impossível voltar de lá com as mesmas impressões de antes. Para que você tenha ideia, muitos países foram destruídos e modificados em diferentes épocas, por isso prepare-se, o artigo de hoje talvez lhe dê uma visão diferente do que é conhecer (de verdade) essa região da Europa.
Geograficamente falando, o Leste Europeu está situado entre a Europa Central e a Ásia. É formado por mais de 20 países, muitos dos quais adotaram um regime socialista durante a Guerra Fria, dominados pela então União Soviética, período do qual deriva a configuração dessa região.
Em 9 de novembro de 1989, o Muro de Berlim, que dividia a cidade de Berlim em duas partes, foi derrubado. Isso foi um evento simbólico de grande importância, representando o fim da divisão ideológica da Europa, o declínio da União Soviética e a reunificação da Alemanha.
A independência do Leste Europeu
Em dezembro de 1991, os líderes das repúblicas soviéticas assinaram o Acordo de Belavezha, que declarou o fim da União Soviética. A bandeira soviética foi baixada do Kremlin em Moscou e a maioria das repúblicas se tornaram independentes, formando Estados soberanos.
Conheça os países que compõem o Leste Europeu: Albânia, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, República Tcheca, Croácia, Geórgia, Eslováquia, Estônia, Hungria, Kosovo, Letônia, Lituânia, Macedônia, Moldávia, Montenegro, Polônia, Romênia, Rússia, Sérvia e Ucrânia.
Alemanha: uma potência mundial
Como citamos acima, um dos grandes símbolos do fim da Guerra Fria e desintegração da União Soviética foi a queda do muro de Berlim. Entretanto, a nação alemã já enfrentou inúmeros desafios.
O império alemão foi oficialmente formado em 1871. Desde então, diversos momentos históricos marcaram essa nação, passando por situações críticas como a Peste Negra, a Reforma Protestante, a Revolução Francesa e a II Guerra Mundial, marcada pela ideologia nazista.
Após o final da guerra, em 1945, o país enfrentou muitos conflitos até a restituição. Foi só em 1989 que os dois lados do território, que na capital, Berlim, eram separados pelo famoso muro, foram finalmente reunificados.
Desde o colapso da nação até a sua ascensão como uma das principais potências mundiais, a história alemã permeia as mais intensas questões políticas e sociais. Podemos dizer que Berlim é um roteiro obrigatório para quem deseja respirar um pouco dessa atmosfera cultural.
A moderna cidade de Frankfurt também se destaca. Para os amantes dos cenários medievais, vale a pena visitar Nuremberg, Rothenburg, Heidelberg, Bamberg, Lübeck e Wiesbaden.
Leste Europeu: 5 cidades para conhecer
Com toda essa rica herança cultural, o Leste Europeu possui muito a se explorar. Aqui estão alguns destaques turísticos:
Praga, República Tcheca: A capital da República Tcheca é conhecida como “A Cidade das Cem Torres”. Com uma arquitetura deslumbrante, o Castelo de Praga, a Ponte Carlos, a Cidade Velha e o Bairro Judeu são apenas alguns dos pontos turísticos imperdíveis em Praga.
Budapeste, Hungria: Budapeste é famosa por suas fontes termais e banhos termais, como os Banhos Széchenyi e Gellért. O Parlamento Húngaro, o Bastião dos Pescadores e a Avenida Andrássy também são locais populares para visitar.
Cracóvia, Polônia: Cracóvia é uma cidade histórica que abriga a bela Praça do Mercado Principal, a Catedral de Wawel e o Bairro Judeu de Kazimierz. Além disso, está situada próxima ao antigo campo de concentração de Auschwitz-Birkenau.
Dubrovnik, Croácia: Localizada na costa do Mar Adriático, Dubrovnik é uma cidade medieval cercada por muralhas bem preservadas. Suas ruas de paralelepípedos, a Cidade Antiga e a Fortaleza Lovrijenac oferecem uma atmosfera encantadora.
São Petersburgo, Rússia: Esta cidade russa é famosa por seus palácios e museus deslumbrantes. O Museu Hermitage, o Palácio de Inverno, a Catedral de São Isaac e o Palácio de Peterhof são apenas algumas das atrações imperdíveis.Que tal fazer deste destino a sua próxima viagem pela Europa? Descubra o Leste Europeu com a Hubtour. Fale com nossas consultoras e descubra como podemos te ajudar!