A Turquia se destaca pela rica herança cultural e pela abundância de atrações históricas localizadas em todo território. O país é famoso por suas maravilhas naturais, pela sua deliciosa gastronomia e pela hospitalidade do seu povo.
Hoje você vai entender porque a Turquia, além de bela, é considerada um dos grandes berços da nossa civilização.
De Constantinopla a Istambul
Constantinopla, antiga Bizâncio e atual Istambul, é uma cidade que guarda lembranças de vários acontecimentos históricos ocorridos durante a Antiguidade, Idade Média e Idade Moderna. Com o território dividido entre a Europa e a Ásia, a Istambul de hoje abriga mesquitas e palácios, mas não falta espaço para seus arranha-céus, bancos e shopping centers.
É lá que está localizado o Dolmabahçe, o primeiro palácio de estilo europeu, construído por ordem do sultão Abdul Mejide I entre 1842 e 1853. O palácio foi a residência do sultão em Istambul e principal centro administrativo do Império Otomano. Construído em estilo barroco, gastando apenas 14 toneladas de ouro. Dolmabahçe consiste em três partes, nas quais existem 285 quartos e 44 salas. O complexo também possui lindos pavilhões de parque e um palácio de verão.
E por falar em beleza, é ainda em Istambul que os turistas visitam a famosa Torre Galata. Construída pelos genoveses em 1348-1349 em uma colina, o edifício sobreviveu e conta com uma altura de 61 metros e, devido à sua localização, é visível de quase qualquer lugar da cidade. No topo da torre há uma plataforma de observação que oferece vistas incríveis.
Outro ponto muito procurado em Istambul é a Hagia Sophia ou Basílica de Santa Sofia, um imponente monumento da arquitetura bizantina. Primeiro foi uma igreja; depois, uma mesquita; até que, enfim, a basílica se tornou o que é hoje: um importante museu que impressiona (com uma belíssima cúpula de 30m de diâmetro, no centro) e pela grande quantidade de riquezas guardadas em seu interior, a exemplo de valiosíssimos mosaicos do período bizantino (um dos maiores orgulhos do imperador Justiniano), vários elementos em mármore (como uma porta e vasos, próximos à entrada), entre outros.
Por fim, mais uma construção encanta os visitantes: a Mesquita Azul. O templo religioso mais importante da cidade conta com seis minaretes e foi construída pelo Sultão Ahmed I, entre 1609 e 1616 usando mármore, pedra e cerâmica. A construção acabou por ser magnífica.
Selcuk: mais história além de Istambul
Istambul é surpreendente quando o assunto é história, mas a cidade de Selcuk não decepciona. Uma região histórica com muitos artefatos e objetos históricos de valor inestimável inscritos na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.
Em Selcuk você pode visitar a antiga Éfeso e o templo de Artemis classificado entre as sete maravilhas do mundo antigo. Não perca a oportunidade de passear pelas ruas da vila piscatória grega de Sirince, mais de uma vez premiada com o título de canto provincial mais charmoso da Turquia.
Viste a Turquia: brasileiros não necessitam de visto para conhecer o país por até 90 dias, apenas de passaporte válido. Que tal conhecer mais este belo destino com a Hubtour? Fale com nossas consultoras e descubra como podemos te ajudar!