Você está visualizando atualmente Como funciona um cruzeiro internacional?

Como funciona um cruzeiro internacional?

Conhecer vários destinos em uma mesma viagem, conforto, muita diversão, novas amizades e bons restaurantes. Esses são só alguns dos atrativos que você terá ao embarcar em um cruzeiro, um jeito de fazer turismo que tem agradado cada vez mais os brasileiros.

Mas quando o assunto são cruzeiros internacionais, você precisa se atentar a alguns detalhes para embarcar tranquilamente e aproveitar cada momento da sua viagem. Leia este artigo até o final e torne-se um expert em cruzeiros internacionais.

Encontrando a melhor viagem para você

O primeiro passo no planejamento de uma viagem é decidir para onde você quer ir. Quando falamos em um cruzeiro internacional, as possibilidades são muitas, com destinos que passam por diferentes países. 

Após escolher o destino, pesquise e contrate a operadora de cruzeiros. Não subestime este item, a companhia de cruzeiros escolhida pode fazer toda a diferença na experiência final da sua viagem. Por isso, fique atento! Existem diversas empresas no mercado, oferecendo diferentes tipos de viagens, e você precisa encontrar aquela que melhor atende às suas necessidades.

Outro item importante na preparação de um cruzeiro está relacionado com a duração da viagem. O tempo escolhido pode variar de acordo com o seu orçamento, seu objetivo, sua disponibilidade e, até mesmo, as opções de pacotes oferecidos pelas companhias.

Por dentro da viagem

Muita gente fica pensando: o que eu vou ficar fazendo dentro de um navio? Nós diríamos que você pode viajar aproveitando, e muito, cada minuto! No próprio navio há diversas atividades.

A estrutura dos cruzeiros contempla muitas áreas de lazer, como piscinas, jacuzzis, cinema, academias, discotecas, entre outros. Além disso, todos os dias, os passageiros recebem a programação a bordo sobre cinema, shows, teatro, entre outros.

Os cruzeiros contam com restaurantes muito bem preparados para atender todos os passageiros. Se você é adepto às bebidas alcoólicas, pesquise opções all inclusive e avalie o custo benefício. 

Documentação para embarque

Para cruzeiros internacionais pelos países do Mercosul, os brasileiros devem levar a carteira de identidade (RG), em bom estado, com, no máximo, 10 anos de emissão. Ou, então, passaporte com validade de pelo menos 6 meses antes de sua expiração.

Para cruzeiros internacionais pelo mundo, os brasileiros precisam levar o passaporte válido para todos os países que o navio fizer escala, com validade de até 6 meses antes de sua expiração. Além disso, dependendo do país que o navio vai atracar, é preciso também ter o visto de entrada no país. Por isso, antes de comprar qualquer pacote de navio para o exterior, verifique as exigências.

Vacinas

Outra medida importante é ter as vacinas em dia. Assim como acontece com os vistos, cada país tem suas exigências. Informe-se sobre o destino escolhido. Normalmente, os países exigem, pelo menos, a vacina da febre amarela.

Chegando ao porto: cuidados importantes

Não deixe para chegar na cidade de embarque na última hora! Este é um dos principais erros dos turistas. Chegue pelo menos um dia antes da data de partida do cruzeiro. Além de garantir a viagem, você poderá conhecer um pouco da cidade portuária antes de embarcar no navio e iniciar as férias sem estresse.

Atividades e itinerários

Antes de fechar sua viagem, veja se o cruzeiro fará o itinerário que você deseja, incluindo os portos de escala. É super importante que você também planeje com antecedência os passeios terrestres que deseja fazer.

Fique por dentro das distâncias do local ao porto de escala, horários de funcionamento das atrações, e se necessário, adquira os ingressos com antecedência.

O que levar numa viagem de navio?

Antes de fazer a mala, fique atento ao clima dos países que você passará. Dentro do navio, você usará muitos trajes informais como shorts, camisas, bermudas, saias, camisetas, vestidinhos, saídas de praia e roupa de banho (maiô, sunga, biquíni). 

Para o jantar e as atividades noturnas é interessante ter alguns trajes mais formais. 

Não se esqueça das saídas durante a viagem. Coloque na mala os itens de acordo com os seus planos fora do navio.

Desembarque

Para o check-out, você deve ficar atento às informações transmitidas a bordo no dia anterior ao desembarque. No procedimento padrão, os hóspedes recebem etiquetas para colocar nas malas que serão deixadas no corredor, para serem coletadas pelas equipes de bordo e despachadas para terra. Dessa forma, assim que os hóspedes chegarem ao terminal, facilmente identificarão e encontrarão as suas bagagens.

Fazer um cruzeiro internacional é uma excelente opção e a HT está pronta para viver essa experiência com você. Fale com nossas consultoras e descubra como podemos te ajudar!