Você está visualizando atualmente O que preciso fazer para dirigir no exterior?

O que preciso fazer para dirigir no exterior?

Muitos viajantes adoram explorar os outros países dirigindo. Porém, junto com a vontade de sair pelas estradas mundo afora, surgem algumas dúvidas: quais documentos vou precisar? A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é válida em quais países?

Este artigo vai esclarecer essas e outras dúvidas que você possa ter sobre o assunto.

Documentação

Segundo o Itamaraty, a CNH brasileira é válida em todos os países que fazem parte da Convenção de Viena sobre Trânsito Viário. Mas para que o brasileiro não tenha problemas em suas viagens, é importante que junto a CNH, o condutor tenha a Permissão Internacional para Dirigir (PID).

Assim como a CNH, a PID emitida no Brasil autoriza que o condutor habilitado (com permissão para dirigir ou com CNH definitiva) possa dirigir nos países signatários da Convenção de Viena e nos países que atendam ao princípio de reciprocidade. A PID é uma tradução da CNH em 7 idiomas: português, espanhol, inglês, russo, alemão, árabe e chinês, que são as línguas faladas pelos países que fazem parte da Convenção.


Em quais países a CNH é válida?

Agora que você já entendeu a parte burocrática, vamos conhecer os destinos que aceitam a CNH brasileira.

América do Sul

Na América do Sul nossa CNH é aceita na Argentina, na Bolívia, no Chile, na Colômbia, no Equador, na Guiana, no Paraguai, no Peru, no Uruguai e na Venezuela.

Aqui vale um adendo! Se você optar por cruzar as fronteiras com o seu carro brasileiro, vai precisar do Seguro Carta Verde. Trata-se de um seguro obrigatório para veículos que ingressam em países do Mercosul. O objetivo do seguro é proteger terceiros afetados por acidentes de trânsito, no período da viagem.

América Central

Na América Central, você poderá se aventurar pelo trânsito de Cuba, Costa Rica, Guatemala, Honduras e República Dominicana com a sua CNH brasileira.

América do Norte

Ao contrário do que muita gente pensa, os Estados Unidos e o Canadá aceitam nossa carteira de motorista. Aproveite as belas estradas americanas, como a famosa Route 66 (que liga Los Angeles a Chicago) e a Pacific Coast Highway (a maior rodovia costeira da Califórnia).

Europa

Alemanha, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Espanha, França, Grécia, Hungria, Noruega, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Suécia e Suíça são os países europeus em que a CNH brasileira é válida acompanhada do passaporte.

Na Itália, você consegue alugar um carro com a CNH brasileira, mas para dirigir precisa da PID ou da CNH brasileira com tradução juramentada (que você pode conseguir no país mesmo).

Ásia

Tailândia, China, Coreia do Sul e Indonésia aceitam o documento brasileiro sem problemas!

Outros países

Brasileiros habilitados também podem dirigir na Rússia, Marrocos e Israel.

E os países com mão inglesa?

Aqui no Brasil, o motorista se posiciona à esquerda do veículo. Em países que adotam a mão inglesa, o condutor fica do lado direito e os veículos trafegam à esquerda das vias. Mesmo com a posição invertida aos volantes, alguns desses países aceitam a CNH Brasileira, como por exemplo, a África do Sul, Austrália, Nova Zelândia e o Reino Unido.

No Japão, país que também adotou a mão invertida, não é possível que estrangeiros dirijam, pois é preciso entender as placas de sinalização japonesa.

Muitos países aceitam a CNH brasileira, não é verdade? Se você não abre mão de dirigir durante as viagens, escolha o destino e aproveite!