Então é Natal. E a gente não podia deixar essa data passar despercebida por aqui. Se você também gosta deste período e ama viajar, este artigo será ainda mais especial. Neste texto nós vamos descobrir como os europeus celebram o Natal e como é a tradição natalina por lá.
Assim como no Brasil, o Natal na Europa é uma data festiva muito querida e isso inclui passar a festa com a família, decorar a casa e presentear amigos e familiares.
Aqui no Brasil o Natal acontece em pleno verão, diferente da Europa, em que o bom velhinho dá as caras no auge do inverno. Para se ter ideia, em países mais ao Norte, é comum que os termômetros apresentem temperaturas negativas. Já nos países do Sul, como Portugal, Espanha e Itália, a média é de 13 graus durante o dia, e 6 à noite.
Mercados de Natal na Europa
Uma parte especial do Natal na Europa são os mercados de Natal que começam geralmente no final de novembro e se estendem até o dia 24 de dezembro. Esses mercados de rua acontecem ao ar livre e costumam estar localizados em grandes praças decoradas.
O mercado de Munique, Alemanha, é um dos mais tradicionais na Europa. Lá a tradição deste tipo de comércio vem desde o ano 1642. O evento, que acontece anualmente na principal praça da cidade, a Marienplatz, conta com apresentações musicais diárias, a partir das 17h30.
Viena, a capital da Áustria, também é reconhecida por seus mercados de Natal, que existem desde o século 13. A partir de meados de novembro, encantam os visitantes com objetos como marionetes, corações feitos com biscoito de gengibre, casinhas de madeira, etc.
No quesito fofura, o mercado de Bruges, na Bélgica, é um dos destaques. No Natal a cidade fica ainda mais linda. Localizada a cerca de uma hora de Bruxelas, o mercado de Natal de Bruges é realizado no centro histórico da cidade e atrai a atenção do público pelos artesanatos, como os bonecos de madeira, chapéus e cachecóis, além dos deliciosos chocolates.
Natal na Europa
Em países como Portugal, Espanha e França, o dia 24, véspera de Natal, é uma data para reunir a família para jantar. Em Portugal, no dia 25, é costume reunir-se novamente e comer o que sobrou da noite anterior, como os “farrapos de bacalhau” que é feito com as sobras do tradicional bacalhau natalino.
Na Espanha, a véspera é conhecida como Nochebuena e é uma das mais especiais do ano. Para os mais religiosos, há a celebração da Misa del Gallo à meia-noite, em homenagem ao nascimento de Jesus.
Já na Itália o Natal vai depender bastante de cada família e de cada região. Pode-se dizer que, de forma geral, dá-se mais importância ao almoço de Natal do que para a ceia.
Os ingleses também amam o Natal e por lá os preparativos começam com antecedência. Algumas sobremesas tipicamente natalinas, como o bolo de Natal, devem começar a ser preparadas seis semanas antes.
Na Inglaterra, o dia de Natal é o dia mais especial para comemorar, já que normalmente se trabalha na véspera de Natal e as lojas abrem novamente no dia 26 para as liquidações do Boxing Day.
Em suma, o Natal na Europa se parece muito com o que vemos nos filmes: decoração caprichada, frio, presentes e muita alegria.