Há quem pense que o turismo no Egito se resume apenas a antiguidades. Mas a gente garante que este país localizado no nordeste da África é um destino surpreendente. O Egito é um país fascinante. Rico por sua história, grandes monumentos e pelo poderoso rio Nilo. Suas paisagens impressionam os viajantes por causa de suas belezas naturais, imponentes templos, considerados patrimônios da humanidade e as pirâmides, claro. A princípio, uma viagem ideal ao Egito inclui, pelo menos, 3 etapas. A primeira etapa é a cidade do Cairo e região. A segunda etapa compreende tudo o que está localizado entre Aswan e Luxor, e suas redondezas. E a terceira etapa inclui dias relax nas praias de Hurghada.
Viajando para o Egito
A capital Cairo, localizada às margens do rio Nilo, é a porta de entrada para o país. Por lá é possível visitar um dos mais incríveis museus do planeta, o Museu do Cairo, repleto de múmias reais, artefatos dourados do Rei Tutancâmon, sarcófagos, esculturas e outras preciosidades.
Saindo de Cairo, nossa dica é que você guarde uns dias para conhecer Aswan, que fica às margens do Rio Nilo e é um dos mais importantes destinos do país. Aswan abriga a primeira catarata do rio em território egípcio. O clima é agradável e a cidade coleciona uma história riquíssima. Com templos, muitas cores e paisagens arrebatadoras, Aswan te faz ser acolhido ainda por seus habitantes conhecidos por sua simpatia e cultura acolhedora.
A cerca de 48 quilômetros ao norte de Aswan e a poucos metros da margem do Nilo, fica o templo de Kom Ombo, situado em um pequeno monte de pedra e areia. Além da arquitetura ímpar, também se destacam os mitos que foram tecidos em torno da construção e destruição do templo.
O Templo Kom Ombo é um dos templos mais famosos do Egito porque é completamente simétrico. Tem duas entradas, duas salas de hipostilo (grandes salas sustentadas por colunas) e dois santuários.
A aproximadamente 115 km de Aswan, está o Templo de Edfu. O segundo maior templo do Egito e um dos mais bonitos e mais bem preservados de todo o país. Um dos pontos altos da visita ao templo é o pilono (um portal gigante que atinge 37 metros de altura), decorado com cenas do Faraó Ptolomeu VIII subjugando seus inimigos em frente à Hórus.
Um pouco mais adiante, a cerca de 214 km de Aswan, temos Luxor, a cidade que guarda mais monumentos históricos do Egito Antigo. Luxor é conhecida como o maior museu aberto do mundo. A cidade possui monumentos grandiosos ao ar livre, como templos, obeliscos, santuários e câmaras mortuárias que já ultrapassaram milhares de anos e relatam a rica história da antiga civilização egípcia.
Turismo no Egito: praia, sombra e água fresca
Depois de muita história e conhecimento, você vai adorar relaxar uns dias na praia. E é aí que entra Hurghada, uma antiga e pequena vila de pescadores às margens do Mar Vermelho. O tempo passou e a cidade se tornou um dos principais destinos litorâneos não só do Egito, mas de todo o Oriente Médio.
O turismo em Hurghada teve início nos anos 80, quando os visitantes começaram a se encantar com sua beleza natural, praias, recifes de corais e o seu clima agradável durante o ano todo.
Se você quer saber mais sobre os roteiros que a HubTour faz pelo Egito, clique aqui!