Você está visualizando atualmente Aurora Boreal: onde ver de perto este fenômeno

Aurora Boreal: onde ver de perto este fenômeno

  • Categoria do post:Europa

O fenômeno da Aurora Boreal, sem dúvida, é um dos mais belos do planeta. O jogo de luzes preparado pela natureza é um daqueles espetáculos indescritíveis, e o nosso texto de hoje é todo dedicado a ele. Você vai saber quando ir, como ir e o mais importante, onde ir para ver bem de perto a Aurora Boreal.

Caçadores de Auroras

A Aurora Boreal é um fenômeno óptico caracterizado pela formação de luzes coloridas no céu e pode ser observado nas regiões polares. Tecnicamente falando, a ocorrência desse fenômeno está ligada à interação entre os ventos solares e elementos químicos presentes numa camada específica da atmosfera, a termosfera.

O show de luzes é mais facilmente visível à noite, na ausência de luz natural.

Quando viajar

Uma série de fatores influenciam na existência, visualização e potência que a aurora boreal vai apresentar. Mas o mais importante é que o ambiente seja de escuridão total.

As chances de ter mais sucesso para ver o fenômeno vão de setembro até o começo de abril em toda a região do círculo polar. Os viajantes podem ver especialmente em oito países: Estados Unidos (Alaska), Canadá, Finlândia, Groenlândia, Islândia, Noruega, Rússia e Suécia.

Lugar e período certo, o segredo é aguentar o frio (pode botar frio nisso, rs) e confiar que a natureza colabore. As luzes no céu podem aparecer por alguns segundos ou durar horas. E infelizmente, podem também não aparecer.

Às vezes, as luzes são fraquinhas, monocromáticas (em geral verdes) e semelhantes a nuvens ou arcos estáticos. Em outras, nítidas, coloridas e dançantes. Como uma dança no céu, tão espetacular que os olhos curiosos dos turistas demoram a compreender.

Destinos para ver de perto

A aurora boreal em si é vista sempre da mesma maneira, o que muda é a perspectiva, pois alguns cenários contam com florestas, outros com lagos congelados fazendo reflexo das auroras, geleiras, vulcões, entre outros. Então cada lugar tem um cenário diferente para você apreciar.

Aurora na Noruega

Na Noruega, há uma cidade chamada Tromso que é um dos lugares mais conhecidos do mundo para ver aurora boreal. A região é bastante procurada pela ótima infraestrutura: hotéis confortáveis, aeroporto, boas estradas. Então dá para sair para caçar as auroras com segurança.

Apesar de a temperatura girar em torno de -5ºC durante o inverno, as condições climáticas de Tromso são tranquilas e favoráveis se comparadas a de outros lugares como o Alasca e a Finlândia.

Aurora no Alasca

O estado americano oferece chances excelentes para ver, e a cidade de e Fairbanks conta com toda a estrutura de hotéis, restaurantes e segurança para explorar.

Aurora na Finlândia

Ivalo é uma vila localizada na Lapônia, região ao norte da Finlândia, onde quase não há trânsito ou poluição. Essa região do país é excepcional para ver as auroras.

Aurora na Suécia

Na Suécia, o lugar mais recomendado para encontrar auroras boreais é Abisko. O parque nacional oferece uma vista fantástica delas. Nesta região a chance de ver é bem grande, principalmente considerando o clima seco que reflete no céu limpo para as auroras aparecerem.

Por fim, o que a gente pode adiantar é que a visão deslumbrante das auroras vale o tempo, a distância e o frio. Roteiros surpreendentes para contemplar bem de perto o que só a natureza seria capaz de criar.