Você está visualizando atualmente Cáucaso: o centro das civilizações

Cáucaso: o centro das civilizações

  • Categoria do post:Exótico

Não é exagero dizer que o Cáucaso é o berço da nossa civilização. Para que você tenha ideia, estudiosos afirmam que ali seria o local do famoso Jardim do Éden. É nessa região que se encontram três repúblicas igualmente belas em natureza, mas com características culturais diversas: a Geórgia, a Armênia e o Azerbaijão.


Localizado entre os Mares Negro e Cáspio e formado pela Cordilheira do Cáucaso e suas planícies, a região é mais que um elo entre a Europa e a Ásia. Este pedaço de terra é um caldeirão efervescente de história e, não à toa, foi carinhosamente apelidado de “terra das mil línguas”.

Por falar em Cordilheira, as montanhas são mesmo o principal atrativo turístico da região, cenário perfeito para fotos em dias de sol com picos de montanhas cobertos de neve e uma planície de relva verde. 

Georgia: um país de beleza singular

A Georgia é um país relativamente pequeno e, além de visitar a capital, Tbilisi, há vários passeios que podem ser feitos por lá, como ir até a cidade histórica de Akhaltsikhe, a remota vila de Sighnaghi e o monte Kazbek.

Em Akhaltsikhe vale a pena visitar a famosa fortificação: o castelo de Rabati. Toda a cidadela medieval encontra-se impecavelmente restaurada. Em Sighnaghi, há apenas duas horas de Tbilisi, está a vila mais bonita do país. Local onde muita gente vai para degustar tanto o vinho georgiano como a saborosa gastronomia nacional.

Há poucos quilômetros da vila, está o mais concorrido monumento de Sighnaghi: o mosteiro de Bodbe, onde está sepultado Santo Nino, razão pela qual o mosteiro atrai peregrinos de todo o país.

Armênia: uma terra de tesouros

A capital atual da Armênia, Yerevan, leva o apelido de “cidade cor-de-rosa” graças às construções de pedras-tufo, presentes nos prédios históricos da cidade. 

Em Yerevan é possível apreciar a bela Praça da República, que guarda os resquícios da história da dominação do país pela União Soviética, e o complexo arquitetônico da Cascata de Yerevan tem jardins, mirantes e fontes à frente de uma escadaria de 500 metros.

Por toda a cidade encontram-se bonitas igrejas, como a Catedral de São Gregório e outros templos apostólicos, formando a Igreja Nacional da Armênia. 

Para quem busca ainda mais tranquilidade, o interior da Armênia é montanhoso e possui bonitas paisagens rurais, quase sempre acompanhadas de neve e ovelhas. 

Surpreenda-se com o Azerbaijão

Baku é a maior cidade do Cáucaso e centro político, científico e cultural do Azerbaijão. É uma cidade moderna e multicultural e com arquitetura de estilos distintos.

Na capital encontramos uma fusão do antigo e do contemporâneo, um lugar que foi o ponto de convergência dos impérios otomano, persa e soviético. Atualmente o que se vê é uma cidade futurista e moderna, com alguns padrões que se podem equiparar aos padrões europeus.

As ruelas estão repletas de cafés e restaurantes, acompanhados da arquitetura moderna das Torres de Fogo e do Centro Aliyev, sempre procurados pelos viajantes. Há sempre muito para visitar e fazer em Baku.

O Cáucaso, querido viajante,  é uma região única e está esperando por você!